Regras Básicas da LOP-BR para VGC 2014.
Pokémon Banidos:
- Xerneas
- Yveltal
- Mewtwo
Kalos Dex Only
- Apenas os Pokémon capturáveis em Kalos são permitidos;
- Ficam fora também os Pokémon obtidos via Friend Safari, que não fizerem parte da KalosDex.
- Aqui está a lista com os Pokémon que não podem participar dos torneios da LOP-BR que as Regras forem “VGC 2014” por não serem capturáveis “in-game”, ou seja, necessitam de transferência de jogos de gerações anteriores para ficarem disponíveis nas novas versões (X Y).
- Está banido qualquer Pokémon ou move somente conseguido com influência do Pokebank.
Exemplos: Infernape, Jellicent, Landorus, Heatran, Togekiss com o move Defog (HM de D/P/Pt), Conkeldurr com Ice Punch (move tutor de B/W), Dragonite com Extreme Speed (egg move conseguido pós Pokebank jap.), etc.
Normal Rules
- A opção “Normal Rules” deve estar ativada como Battle Rule.
- Apenas quando a regra especial solicitar a opção “Flat Rules” deve ser acionada.
Species Clause:
- É proibido repetir o Pokémon no mesmo time, e tal Pokémon deverá estar entre os níveis 1 e 100.
Exemplo: É proibido usar dois Torterras.
Recovery Free:
- A partir de janeiro de 2014 a LOP-BR passa a permitir o uso de golpes de recuperação em qualquer fase do torneio.
Draw Game:
- É proibido usar golpes de auto-destruição ou qualquer outro golpe que vise causar o empate de forma manifestamente intencional.
Porém, se o Pokémon, visando atacar, matar o oponente, e, recebendo o recoil do dano ou da Ability adversária, morrer também, o desafiante que atacou será considerado vencedor.
Item Clause Off:
- Permitida a repetição de itens.
Todas as Berries que não são obtíveis no jogo estão banidas. Assim que forem possíveis de serem conseguidas, serão liberadas.
Observações:
- Em uma luta, caso um jogador utilize a opção Run ou desligue o 3DS (de forma proposital ou não) acarretará em derrota deste. Cabe ao outro jogador, porém, considerar se uma nova luta seria feita ou não.
- Está expressamente proibido o uso de Pokémon ou itens equipados que até o momento são impossíveis de serem conseguidos, feitos por algum tipo de programa que alteração do game. Caso seja flagrado usando Pokémon ilegal, o participante será automaticamente desclassificado do torneio, mesmo que o fato não influencie a luta.
Possíveis problemas técnicos:
- Durante o torneio, é possível que a conexão de algum dos jogadores possa ser interrompida por algumas vezes, então vamos esclarecer as situações possíveis e suas consequências.
Lembrando que para cada situação descrita abaixo, os jogadores devem chamar o organizador responsável presente no local.
- Caso seja constatado pelo organizador que os problemas são consequência das atitudades de algum dos jogadores, quem está causando poderá ser eliminado do torneio.
SINGLE FROZEN GAME STATE
- Se um dos jogos ficar em uma situação de travamento e puder ser definido qual Game Card ou sistema é responsável pelo problema, esse jogador irá ser declarado perdedor da partida.
DOUBLE FROZEN GAME STATE
- Se os dois jogos ficarem em um travamento que não possa ser resolvido e não ser possível determinar qual Game Card ou sistema é responsável pelo problema, duas opções poderão ser adotadas:
1 – Uma nova partida recomeça com todos os Pokémon, não sendo considerado nenhuma vantagem ou desvantagem da partida anterior, caso haja tempo hábil.
2 – Não havendo tempo para a opção acima, os dois jogadores reiniciam a batalha podendo utilizar metade dos Pokémon inscritos.
Caso seja Flat Rules, 2 Pokémon serão utilizadas.