Análise de times – #037 – Tiago Raichu – Single Battle 19/08/2012

          Olá povo de Arceus, trouxemos para vocês mais uma análise. Dessa vez quem fez a análise foi o nosso amigo D.K e o time é do campeão Raichu. A regra é Monogeneration, as partidas foram feitas no evento NERDsuperCon no dia 19/08/12. Vamos a análise.
           Normalmente quando a regra é monogeneration, os times tendem a seguir uma função de acordo com a geração que você joga. E normalmente, Hoenn é sinônimo de Full Offense. Mas, aqui vemos uma exceção muito eficiente. Hoenn consegue ser um Bulky Offense bastante efetivo e que consegue neutralizar uma boa parte do metagame. Sem mais explicações, vamos ao time:

Deoxys-D @ LeftoversTrait: Pressure

EVs: 252 HP / 252 Spd

Timid Nature (+Spd, -Atk)

– Taunt

– Stealth Rock

– Spikes

– Thunder Wave

Deoxys-D sempre foi uma versão preferida do pokémon DNA quando suas outras versões eram liberadas em OU (na verdade, apenas a versão Speed foi liberada em OU e logo depois, banida). Não tão rápido quanto suas contrapartes, não tão destruidor quanto suas outras formas e com um HP tão baixo quanto as demais. Porém, faz seu papel extremamente bem em BW, especialmente em Monogeneration. Raichu volta no tempo ao repetir o conceito de Lead da geração DPPt/HgSs e executa com perfeição algo que apenas o Monogeneration Johto consegue fazer com maestria, com Skarmory, que é a função de lançar hazards em campo sem ser importunado. Thunder Wave é um extra para poder neutralizar de forma eficiente os sweepers rápidos demais e que possam atrapalhar os atacantes do time;

Salamence (M) @ Choice Scarf

Trait: Moxie

EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd

Naughty Nature (+Atk, -SDef)

– Outrage

– Earthquake

– Dragon Claw

– Fire Blast

Salamence Scarf é um revenge killer e tanto, mas é bastante subestimado devido a eficácia maior de outros pokémon nessa função (aqui mesmo em Monogeneration Hoenn temos Jirachi que é quase sempre mais escolhido que o dragão para essa função). Mas o Outrage com STAB e o movepool de Salamence fazem toda a diferença para a sua escolha. Limpa o terreno com tudo o que possa ameaçar o sweep alheio. Dragon Claw para o meio da luta e Outrage para um poder extra no final do combate. Moxie dá o requinte de força necessário ao pokémon para poder, no final do jogo, derrotar o que aparecer pela frente;

Latios (M) @ Choice Scarf

Trait: Levitate

EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd

Timid Nature (+Spd, -Atk)

– Psyshock

– Surf

– Draco Meteor

– Trick

Mais um Scarfer, mas aqui a função é diferente. Enquanto que Salamence além de ter função de Revenge Killer também executa como um neutralizador de certas ameaças físicas, Latios é o segundo Revenge Killer do time e é mais voltado para a sabotagem do time adversário, sendo extremamente sagaz contra Stall Teams (leia-se Monogeneration Johto). Blisseys não estão seguras contra esse pokémon, pois um Trick bem premeditado põe todo o trabalho defensivo dela a perder. Deve-se tomar um pouco de cuidado contra Tyranitar, mas nada que um bom Surf consiga dar conta;

Jirachi @ Leftovers

Trait: Serene Grace

EVs: 252 HP / 4 Def / 252 Spd

Timid Nature (+Spd, -Atk)

– Calm Mind

– Psychic

– Thunderbolt

– Substitute

Jirachi é letal em três tipos de situação: Choice Scarf, Rain Abuser e SubCM (substitute + calm mind). Como o time já possui 2 Scarfers e é impossível colocar chuva permanente com um Monogeneration Hoenn, SubCM é a opção a ser escolhida, e não poderia ser melhor. Seu HP indo a 404 consegue formar Substitutes que Blissey alguma de Stall Teams comuns consiga tirar com apenas um golpe (Seismic Toss tira 100 de HP, enquanto que o Substitute de Jirachi tem 101 de HP). Psychic e Thunderbolt é a combinação padrão de golpes ofensivos para Jirachi poder fazer seu serviço com o máximo de estrago em quase todos os times;

Dusclops (F) @ Eviolite

Trait: Pressure

EVs: 252 HP / 176 Def / 80 SDef

Bold Nature (+Def, -Atk)

– Will-O-Wisp

– Seismic Toss

– Night Shade

– Pain Split

Dusclops agradece a vinda de Eviolite. O pokémon fantasma já defesudo consegue níveis estratosféricos de defesa com o item, e também aproveita bem seu papel de anti-spinner do grupo (que nessas regras também poderia ser desempenhado por Sableye, mas com uma função mais de sabotagem do que de defesa propriamente dita). Will-O-Wisp para acabar de vez com os atacantes físicos adversários, Seismic Toss e Night Shade acertam qualquer pokémon (exceto Sableye e Spiritomb) e Pain Split é a única forma eficiente de Dusclops ter alguma sobrevida;

Breloom (F) @ Toxic Orb

Trait: Poison Heal

EVs: 236 HP / 212 SDef / 60 Spd

Careful Nature (+SDef, -SAtk)

– Spore

– Bulk Up

– Drain Punch

– Seed Bomb

Breloom é uma das opções mais poderosas de Hoenn, e normalmente é acompanhado de Gorebyss nessa regra (a estratégia Shell Smash + Baton Pass do Monogeneration Hoenn é aniquiladora). Mas Raichu preferiu ser mais cauteloso no time, e isso se reflete na distribuição de Efforts do cogumelo-canguru. Bem verdade que a ofensividade permanece nos golpes, mas Breloom com esses stats consegue aguentar alguns golpes que surpreendem muitos adversários. E cá entre nós, é sempre muito bom ter um integrante do time que tenha 100% de chance de colocar o adversário para dormir, não é? Explicando mais a fundo, Bulk Up para levantar seus atributos físicos e deixar Breloom ainda mais difícil de derrotar, Seed Bomb por STAB óbvio e Drain Punch no lugar de Focus Punch pq em primeiro lugar, o set não possui Substitute, e em segundo lugar, Drain Punch + Poison Heal dá a Breloom uma permanência em campo digna dos mais defensivos pokémon. Sem dúvida, um terror em forma de monstrinho.
COUNTERS: Dentro do Monogeneration, é muito complicado achar um True Counter para esse time em questão, pois Stall não tem sua vitória garantida (ao contrário, as chances de um Stall contra esse time são bem pequenas) e um Full Offense nos moldes dessa regra demoraria a engrenar (os únicos que dariam uma dificuldade maior para se lidar seriam Kanto e Sinnoh, especialmente por conta de Dragonite em Kanto e Infernape trabalhando em conjunto com Empoleon em Sinnoh). Tirando esses casos mais comuns e outros casos mais incomuns, porém eficientes (Machamp Bulk Up em Kanto; Curse Tyranitar e Kingdra Double Dancer em Johto; Shell Smash + Baton Pass para Metagross em Hoenn; Bulky Offense de Sinnoh; Choice Team Unova), quase nada em Monogeneration consegue lidar de forma eficiente contra tal time.
                                                                                                                                                                                                                                        D.K
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