Análise de times – #035 – Gym Leader Pedro Yan – Rotation Battle 15/04/2012

Olá amigos!

Hoje como todos sabem, é dia da tradicional análise de times.

Essa coluna semanal procura analisar times vencedores da LOP-RJ, demonstrando e detalhando as estratégias que obtiveram êxito em nossos torneios.

O time de hoje foi utilizado na LOP-RJ do dia 15/04/2012 pelo Gym Leader Pedro Yan, no evento Anime Wings

Quem fez essa análise foi o nosso amigo Bruno DK.  Agora, vamos direto a coluna!

  • Overview

Rotation Battle lida com algo que nenhum jogador de pokémon (e talvez de jogo competitivo nenhum) gosta de lidar: O Medo.

 O temor é um fator muito importante ao se jogar Rotation Battle e ao se escolher o time, porque é através do medo que você impõe ao seu adversário que a luta se desenrola. E é exatamente nisso que esse time consegue se sobressair. A capacidade que o sexteto tem de impor o medo já no Team Preview é tão grande que o jogador perde o foco ofensivo e do que fazer para sua estratégia dar certo. É nesse momento que o time se torna mortal e muito difícil de derrotar. Sem mais delongas, a análise mais à fundo do time:

Chandelure (M) @ Life Orb
Trait: Flash Fire
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
– Fire Blast
– Shadow Ball
– Substitute
– Energy Ball

Whimsicott (F) @ Leftovers
Trait: Prankster
EVs: 
Hardy Nature
– Encore
– Substitute
– Tailwind
– Leech Seed

Scrafty (M) @ Lum Berry
Trait: Moxie
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– Dragon Dance
– Drain Punch
– Crunch
– Ice Punch

Como na análise de Triple Battle, começaremos pelo trio que aparece primeiro na luta. Sim, é esse o trio que aparece em quase todas as lutas em que você usar o time (exceto quando o adversário já sabe seu time e cria aquilo que chamamos de “Counter Team”, um time feito em cima das fraquezas previamente conhecidas do adversário). Note que, cada um dos três integrantes tem algo que possa amedrontar em um aspecto diferente o adversário. Whimsicott trata de travar todo e qualquer tipo de setup adversário, além do famigerado Tailwind. Scrafty faz o trabalho de ele mesmo aumentar seus stats com uma combinação que acerta o metagame quase que completamente do jogo inteiro (com algumas exceções pontuais e outras nem tanto). E nessas exceções Chandelure e Whimsicott entram e conseguem deixar o adversário ainda mais desnorteado.

Mamoswine (M) @ Life Orb
Trait: Snow Cloak
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– Earthquake
– Ice Shard
– Stone Edge
– Sandstorm

A partir do primeiro trio, entram os pokémon que dão mais base ofensiva ou defensiva. Mamoswine entra aqui apenas para dois serviços: Neutralizar ameaças ao time (especialmente ao Aron) e colocar Sandstorm em campo (acredite, Mamoswine consegue turnos extra de forma muito fácil, principalmente pelo medo que impõe com seu movepool ofensivo). Mamoswine desempenha melhor sua função quando está ao lado de Aron.

Vaporeon (M) @ Leftovers
Trait: Water Absorb
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SDef
Bold Nature (+Def, -Atk)
– Wish
– Protect
– Ice Beam
– Scald

Se a parte ofensiva é de encargo de Mamoswine, Vaporeon trata de defender o que possa ameaçar o sweep dos atacantes. Wish e Protect calham muito bem para ganhar turnos preciosos. Scald está apenas para um providencial burn e Ice Beam pela cobertura contra principalmente pokémon Dragon Type.

Aron (M) @ Shell Bell
Trait: Sturdy
EVs: 36 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– Endeavor
– Toxic
– Protect
– Swagger

O trunfo do time, a menina dos olhos e, por incrível que pareça, a maior ameaça do time. BW trouxe coisas surpreendentes, e uma delas é a capacidade deste pokémon no lvl 1 conseguir vencer times inteiros. Aron devido ao Sturdy não pode ser derrotado com apenas um golpe quando está com seu HP cheio, ficando com apenas 1 de HP. É ai que Endeavor faz seu trabalho, batendo em seu adversário, o deixando com 1 de HP e fazendo o inimigo ser nocauteado pela Sandstorm colocada por Mamoswine. E para completar o ciclo, Shell Bell enche o HP de Aron novamente.
  • Problemas do time
O grande problema do time é a falta de defesa eficiente contra Dragons. Sim, Mamoswine está ai, mas Dragonite com 100% de HP resiste tanto a Ice Shard quanto a Stone Edge, por causa da ability Multiscale. Ou seja, Dragon Type Pokémon não são bem aceitos por esse time.
Anúncios
Esse post foi publicado em Análises e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s