Olá amigos!
Hoje é quarta-feira, dia de análise de times da LOP-RJ!
O time de hoje foi utilizado em dezembro de 2011, durante o unificado da LOP-RJ no AnimeFamily. O time foi usado por Gustavo Braz que acabou conseguindo a insígnia contra o nossa líder de ginásio Lucas, que era o Gym Leader na época.
Esperamos que curtam mais essa análise.
- Overview
Seis Pokémon que juntos podem fazer um estrago considerável em quase todos os times. Todos eles têm um stab que causam problemas a quase todo o metagame. E, assim como a maioria dos times em Multitype, tem uma fraqueza gritante e perigosíssima. Sem mais delongas, o time:
Staraptor (M) @ Choice Scarf
Type: Flying/Normal
Trait: Intimidate/Reckless
EVs: 6 HP / 252 Atk / 252 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– U-turn
– Brave Bird
– Retaliate
– Close Combat
A palavra de ordem aqui é ser o revenge killer. Literalmente. Staraptor está aqui para apostar corrida e vencer, quase sempre. Retaliate é um golpe bastante bom para o pokémon. Mas o falcão de topete seria ainda mais mortal se no lugar de Intimidate tivesse Reckless. Brave Bird daria OHKO em quase tudo que pegasse neutro. Sou suspeito para falar dele porque é um dos meus pokémon favoritos, então prefiro não me alongar aqui.
Conkeldurr (M) @ Toxic Orb
Type: Fighting
Trait: Guts
EVs: 252 HP / 252 Atk / 6 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– Mach Punch
– Brick Break
– Stone Edge
– Payback
O peão de obra favorito dos treinadores pokémon está aqui para usar e abusar dos esteróides que Guts lhe proporciona. Moveset bem genérico para poder alcançar o máximo de tipos possíveis. Volcarona e pokémon do tipo Psychic são uma ameaça constante a Conkeldurr, por isso Stone Edge e Brick Break estão presente;
Volcarona (M) @ Leftovers
Trait: Flame Body
EVs: 6 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Modest Nature (+SAtk, -Atk)
– Bug Buzz
– Fiery Dance
– Substitute
– Quiver Dance
Set básico de Volcarona, pokémon bastante comum na LOP-RJ. Mais uma vez, Substitute para poder ter um setup seguro e mais garantido. Nenhuma novidade bastante grande aqui;
Rotom-W @ Leftovers
Trait: Levitate
EVs: 114 HP / 252 SAtk / 144 Spd
Modest Nature (+SAtk, -Atk)
– Will-O-Wisp
– Hydro Pump
– Volt Switch
– Pain Split
Rotom-W se tornou a versão mais usada dos eletrodomésticos, e não é para menos. Sendo o mais versátil de todos eles, conta com o Stab mais confiável das versões do Pokémon Elétrico, não tem fraqueza para Stealth Rock. Nesse time em questão, a função dele é atrapalhar ao máximo os setupers (tanto ofensivos quanto defensivos) e servir de scout com Volt Switch. Distribuição de EVs bastante equilibrada para poder;
Jirachi @ Quick Claw
Trait: Serene Grace
EVs: 252 Atk / 124 Def / 134 SDef
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– Iron Head
– Fire Punch
– Ice Punch
– Zen Headbutt
Roubar. É tudo isso que esse Jirachi sabe fazer, até no item. Apesar de possuir a cobertura bastante abrangente, não tem como não perceber que o intuito aqui é usar e abusar do Serene Grace. Analisemos baseados apenas nos efeitos principais do golpes. Iron Head e Zen Headbutt porque são Stabs que meio que se complementam. Fire Punch para aumentar a cobertura da dupla de Stabs e Ice Punch para pegar Dragons desprevenidos.
Kyurem @ Choice Scarf
Trait: Pressure
EVs: 6 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Modest Nature (+SAtk, -Atk)
– Shadow Ball
– Focus Blast
– Blizzard
– Draco Meteor
Kyurem foi o primeiro pokémon de base Uber que não teve qualquer votação para se manter em OU, foi para Under Used direto. Mas, mesmo assim, não subestime o dragão de gelo. Possui um poder de fogo bastante respeitável e um movepool que, se não é perfeito, costuma causar problemas. Aqui foi escolhido um moveset mais voltado para o Special Attack, mas a opção de se usar como Physical Sweeper ou mesmo Mixed Sweeper também é muito bem vinda.
- Opinião geral sobre o time
O time não possui uma sinergia muito grande e nem um plano de jogo tão definido assim. A grosso modo, são seis pokémon reunidos em volta de uma causa comum. E talvez, por isso, tenha tantos problemas como descreverei abaixo.
- Counters do time
Stealth Rock. Sim, um único hazard põe tudo a perder todo o bom andamento do time, tornando trocas um movimento muito arriscado. O time também possui poucas opções para se defender de pokémon do tipo fighting, e a única opção de defesa contra esse tipo não pode entrar e sair a todo momento justamente por causa de Stealth Rock. Ou seja, contra times com uma solidez maior ou de intensidade mais voltada para setup e dano direto.
Bom galera, por hoje é só. Semana que vem tem mais. Até lá.
gostei da análise
Time abençoado por pelos poderes divinos, fez o Lucaruis rasga o papelzinho dele e não ter a humildade de salvar o vídeo. Recado que dou para os Líders GYM independete de vencer ou perder, salvem as batalhas para passar pros organizadores e mostrar aos futuros campeões bons exemplos de competição. FICADICA#