Análise de times – #031 – Vencedor Série B – Thiago Correia – Item Ban

Voltamos pessoal!
Depois de um tempo sem análises, finalmente voltamos a publicá-las.
Hoje temos o time usado pelo treinador Thiago Correia,  vencedor da rodada single série “B” da LOP-RJ de março, no evento Rio Anime Club.
Os resultados do torneio podem ser vistos aqui
Vamos ao texto, mais um vez, escrito pelo nosso amigo Bruno DK.
O time é baseado na alta cobertura de tipos ofensivos e nas abilities bastante úteis para anular pokémon que podem ser problemáticos para o grupo. Apesar de possuir alguns erros de moveset e de algumas escolhas de pokémon ( explicado mais abaixo), o time para a regra é um tanto util. Porém, possui uma fraqueza gritante no âmbito defensivo. Vamos analisar uma por uma as peças do time:
Azelf @ (No Item)
Trait: Levitate
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– Stealth Rock
– Fire Punch
– Zen Headbutt
– Explosion/U-Turn
Moveset retirado quase que completamente de DPPt. Mesmo em um metagame onde não possui mais o conceito de Lead, Azelf quando aparece costuma dar dores de cabeça. Apesar de Explosion não ser a mesma coisa de DPPt, ainda é uma saída caso queria causar um dano massivo em ter um “free switch”. Caso ache que seja de maior serventia, U-Turn;

Latios, um Pokémon Dragon / Psychic. Ótimo para times ofensivos.

Latios (M) @ (No Item)
Trait: Levitate
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
– Hidden Power [Fogo]
– Surf
– Draco Meteor
– Psyshock

Latios pau para toda obra. Consegue bater em quase tudo (mesmo Surf não garante de dar 2HKO em Tyranitar sem Stealth Rock). No mais, um pokémon sempre perigoso e que precisa-se uma certa dose de habilidade para saber jogar bem com ele;

Volcarona (M) @ (No Item)
Trait: Flame Body
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
– Heat Wave/Flame Dance
– Substitute
– Quiver Dance
– Bug Buzz

Volcarona costuma ser um pokémon que está sempre ligado a algum time de clima ou com Rapid Spin. Nesse set, não vejo o porquê de ter Heat Wave ao invés de Flame Dance (serviria muito bem para Double Battle, o que não é o caso). Cuidado extremo com Stealth Rock aqui, o time não possui spinner;

Terrakion @ (No Item)
Trait: Justice Heart
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– Stone Edge
– Close Combat
– Sacred Sword/X-Scissor/Toxic
– Earthquake

Diferente dos sets comuns de Terrakion, esse não possui qualquer boost ou setup para bater. Simplesmente bate. A sugestão aqui fica por conta de X-Scissor, afinal, é preciso causar um dano em Slowbro. Ou, se seu estilo é ainda mais maligno, Toxic para pegar seu principal counter na troca.

Metagross @ (No Item)
Trait: Clear Body
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 Def
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– Bullet Punch
– Meteor Mash
– Earthquake
– Protect

Uma escolha um tanto incomum para o metagame em questão, apesar do Clear Body ser bastante útil (mesmo sendo completamente parado por Gyarados). Metagross aqui só tem o trabalho de usar força bruta e “especular” o que o adversário possa fazer. Não vejo mais utilidades dele para com o time;

Hydreigon (F) @ (No Item)
Trait: Levitate
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Modest Nature (+SAtk, -Atk)
– Dark Pulse
– Focus Blast
– Flamethrower
– Dragon Pulse

 
Esse sim, apesar de ser um pokémon um tanto subestimado (com certa razão, sua speed com base abaixo de 100 é decepcionante), é uma escolha um tanto aceitável pelos mesmos motivos do Latios. O movepool ofensivo dele é bastante bom e, mesmo sendo sobrepujado quase que completamente por Terrakion quando este entra livre na arena, Hydreigon é sempre uma ameaça constante.
  • Opinião geral
 Eu diria que o time é uma espécie de Predict Team. Possui alguns pokémon que dentro do campo competitivo são tidos como “de classe menor” dentro de OU, mas que se bem usados (e com um predict BASTANTE afiado), dão um trabalho razoável. Mas…
  • Fraquezas do time
Talvez a grande fraqueza do time seja a “inovação” dele. Por possuir elementos que, mesmo sendo bons não têm a solidez dos Top OU, tende a perder para as maiores “modas” do metagame. Sandstorm, Drizzle, Drought e outros tipos de times que se baseiam em clima são as dores de cabeça do sexteto coletivamente. Individualmente, Slowbro é uma das ameaças mais temidas pelo time. Mas não é nada comparado ao perigo que Heatran representa para esse time (claro, com um suporte bem dado). O grupo simplesmente toma 2HKO de todos os moves do set mais comum do monstrengo de lava. Somado a isso, a falta de Rapid Spin põe a perder a confiabilidade no pokémon mais perigoso do time, Volcarona.
Anúncios
Esse post foi publicado em Análises e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Análise de times – #031 – Vencedor Série B – Thiago Correia – Item Ban

  1. Luiz Ricardo disse:

    Concordo com o D.K. O time é uma junção dos “mais” poderosos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s