Olá amigos!
Depois de uma pausa de uma semana para nos reorganizarmos, trazemos hoje o retorno das análises de time.
- Qual o motivo de termos feito uma pausa?
Bom, a partir desta semana quem irá escrever as análises será o nosso amigo “Bruno DK“, que faz parte da organização da LOP-RJ.
Portanto, a partir de hoje, teremos uma linguagem mais técnica (o que já dá pra ser notado nesta análise de hoje) e também, como acabaram os times de 4ª geração em nosso banco de dados, apenas serão publicados times da 5ª geração.
Esperamos que curtam essa análise! E semana que vem que tem mais! Não se esqueçam do nosso torneio, agora no Rio Anime Club, dia 25 de março!
- Visão geral do time
Togekiss (F) @ Choice Scarf
Habilidade: Serene Grace
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
– Air Slash
– Flamethrower
– Trick
– Thunder Wave
Sabotar e ultrapassar. Nesse Togekiss vemos a real proposta desses termos. De acordo com o que o dono do time possa ver no Team Preview, esse Togekiss pode adotar uma dessas duas táticas. Contra times mais defensivos, a função é usar Trick nos pokémon mais problemáticos do adversário e distribuir bad status em tudo o que puder. Note que no moveset existe a preocupação de se enfrentar pokémon do tipo Steel, por isso a ausência de Tri Attack e o a função de Flamethrower, especialmente contra Ferrothorn, uma vez que Frozen Solid e Burn não seriam de tanta ajuda. Caso não seja tão fácil a queda do adversário (especialmente em Chansey/Blissey), Paralyze + Flinch com Thunder Wave e Air Slash. Contra times ofensivos, uso e abuso do Choice Scarf contra pokémon rápidos e Trick em pokémon que precise de algum Setup Move para poder atacar de forma eficiente;
Chandelure (F) @ Choice Scarf
Habilidade: Flash Fire
EVs: 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
– Flamethrower
– Shadow Ball
– Psychic
– Energy Ball
Chandelure é um dos pokémon mais aguardados para ser liberado no Dream World, e não é por menos, afinal, Shadow Tag é uma ability interessantíssima. Mas, enquanto ele não chega, o lustre macabro de Flash Fire dá conta do recado, especialmente contra pokémon que usam e abusam dos golpes do tipo Fire e Fighting. Apesar da fraqueza à Stealth Rock, consegue desempenhar até bem a função de Revenge Killer. Muito cuidado ao usar Shadow Ball e Psychic, para não ser surpreendido por Chansey/Blissey e Tyranitar, respectivamente. Pode servir também de isca, mas apenas no caso de Steaçth Rock não ser problema.
Conkeldurr (F) @ Toxic Orb
Habilidade: Guts
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 Def
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– Drain Punch
– Mach Punch
– Stone Edge
– Facade
Um jogador previnido vale por dois. Como Volcarona e Dragonite são uma ameaça grande ao time, a escolha de Stone Edge no último golpe é bastante adequada. Conkeldurr tem a única função de distribuir danos massivos sem a necessidade de usar um item para tal, além de indiretamente sabotar outros pokémon que possam ter Trick. Uma opção interessante é Fling com o item Iron Ball, que causa danos mais massivos em Reuniclus e Slowbro (Fling com Iron Ball tem o poder de 130). No mais, Facade para um dano mais potente em Latios, Latias e no próprio Reuniclus.
Latios (M) @ Choice Specs
Habilidade: Levitate
EVs: 252 SAtk / 4 SDef / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
– Psyshock
– Draco Meteor
– Ice Beam
– Thunderbolt
Antes de tudo, é preciso ter noção de que esse moveset é parado integralmente por Tyranitar. Portanto, administre com bastante cuidado esse pokémon. Está no time apenas para causar danos mais massivos no adversário e usar de força bruta para nocautear aquele pokémon que possa estar causando problemas maiores ao time.
Habilidade: Levitate
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SAtk
Bold Nature (+Def, -Atk)
– Volt Switch
– Hydro Pump
– Shadow Ball
– Trick
Um dos pokémon mais enjoados do metagame também está presente nesse time. E não é para menos, Volturn (estratégia focada principalmente em Volt Switch e U-Turn) é uma das maiores ameaças ao metagame, e Rotom-W tem uma capacidade gigante de usá-la. Apesar de possuir uma distribuição de EVs mais defensiva (mostrando que o foco principal do pokémon é a sabotagem e checar o próximo movimento do adversário), causa danos bastante elevados, especialmente no que diz respeito a times de chuva. Uma boa pedida no moveset é Pain Split (para incomodar mais pokémon de Special Defense alta)/Thunderbolt (para um dano mais elevado)/Hidden Power Ice (para poder bater de forma mais eficiente em pokémon do tipo Dragon ou Grass (especialmente Dragonite e Celebi).
Scizor (F) @ Life Orb
Habilidade: Technician
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 Spd
Adamant Nature (+Atk, – SAtk)
– Swords Dance
– Bullet Punch
– Bug Bite
– Brick Break
- Balanço final
Quantos pokemons de Choice Scarf ou Choice Specs, bem arriscado e forte. Continue assim!!!!!
Pingback: Análise de times #028 – Zoro – Campeão Single – Série “B” – LOP-RJ 2012 – Janeiro – OU Metagame « LOP – Liga Oficial Pokémon