Guia LOP – #003 – Monotype – Team Building

E então? Fizeram a avaliação de outros Monos? Esperamos que sim!

Qualquer dúvida, entrem em contato via email: loprio@gmail.com ou pelo nosso Twitter.

Na última coluna, fizemos uma checkagem de quais Pokémon Psychic poderiam ser utilizados na montagem do time, agora vamos começar a montar a equipe!

Sem perder muito tempo, vamos ao que interessa!

#Team Building

Antes de começarmos é bom lembrar que a escolha dos Pokémon deve ser feita com base na cobertura de tipos e também na capacidade de utilizar bons golpes.  Cada membro da equipe tem uma função e respeitar essas funções é essencial para fazermos um time vencedor.

  • Medicham

Peça importante para a equipe. Aprende muitos golpes físicos fortes capazes de causar dano “Super Effective” em muitos adversários. Também por conta de sua boa Speed e tipo fighting garantem sua vaga no time. Gallade também é uma boa opção, mas Medicham é “Pure Power” se é que vocês me entendem.

Dor de cabeça garantida para os advesários que estiverem usando Monos com Pokémon Normal, Metal, Ice, Dark e Rock!

O dragão de Hoeen!

  • Latios

O dragão lendário de Hoenn. Um dos melhores Pokémon do jogo, sendo útil até mesmo em Uber Metagame. Quer causar altos danos? Latios é a sua opção. Sua alta Speed e Sp Attk fazem dele uma boa escolha ofensiva. Poucos Pokémon escapam ilesos dos seus poderosos Draco Meteor.

  • Victini

O baixinho de Unova é também uma ótima escolha. Sua *base 100 confere um bom balanço entre a parte ofensiva e defensiva fazendo com que ele consiga agüentar alguns golpes, dando a ele fôlego para continuar atacando.

Seus fortes golpes fazem dele uma boa escolha. Podemos optar em colocar ele na equipe para o caso de enfrentarmos algum mono Steel ou Ice.

Vamos fazer uma pequena pausa para darmos uma olhada no que temos até agora.

  • Medicham, fraco a flying e bugs.
  • Latios, fraco a Dragon, Ice, Dark e Bug. Imune a ground, cobrindo Victini;
  • Victini, fraco a Water, Ground e Rock, recebe dano neutro de bugs.

Nosso time está bem coberto até agora, havendo apenas problemas contra Flying,  que podemos resolver incorporando um Pokémon Steel ao time.

Podemos optar por:

  • Metagross, que pode ser ofensivo, defensivo ou o meio termo, dando um suporte.
  • Bronzong que é uma opção de suporte apenas defensiva, não capaz de causar muitos danos.
  • Jirachi, que faz quase a mesma coisa que o Metagross, mas tem mais opções e bons stats.

Voltando a construção, para este lugar optaremos pelo Jirachi.

Victini vem pra mostrar seu poder de fogo!

  • Jirachi

É um tanque da 3rd gen. É um Pokémon pode ser usado de várias formas. Podemos optar por um set ofensivo ou um defensivo de suporte, que pode dar muitos problemas ao oponente.

Aprende Stealth Rock, que garante um dano assim que algum adversário entra na arena de batalha.

Pode ser usado para receber danos do tipo Ice e com Stealth Rock pode ser um bom lead*, mas lembramos que na 5th gen o conceito de lead* caiu um pouco, por conta da necessidade de mantermos esse pokémon vivo na arena o maior tempo possível e o team preview, que mostra antes do início da batalha  seu time ao oponente e vice-versa.

*Nota: Lead é um termo criado na 4ª geração de Pokémon e se refere ao Pokémon que abre a partida.

Uma boa habilidade que permite combos chatos e aprende o golpe Wish, que pode recuperar qualquer dos seus companheiros de equipe.

Metagross também faz o mesmo papel, mas não tão bem (não aprende Wish e nem possui Serene Grace).

  • Celebi

O viajante temporal é um Pokémon muito versátil. Pode ser usado de muitas formas e sempre de maneira bem eficaz.

Responde bem a batalhas intensas e pode ajudar o Jirachi em sua função. Aprende golpes importantes que podem forçar o oponente a trocar. Resumindo ele é um bom pokémon para um trabalho em equipe.

  • Wobbuffet

Ele dispensa comentários: um pokémon bem polêmico.

Sempre que entra na arena derruba pelo menos um pokémon antes de morrer. E caso não queiram atacar, ele abre caminho para seus companheiros aumentarem seus Stats. É um pokémon que depois de algumas jogadas, força a rotatividade do oponente na arena. “Poxa mas o oponente não pode trocar com Shadow Tag”. Sim, mas eu duvido que ele fica na arena depois de você dar Encore e ele ficar repetindo qualquer golpe de suporte na frente do seu Jirachi Calm Minder ou Celebi com Nasty Plot  que acabou de entrar na Arena e já está upando seus Stats.

Ele vai causar muitos problemas ao adversário!

O time está um pouco ofensivo e com alguns Pokémon para garantir alguma resistência no caso de não termos counters diretos para o adversário (o que acontece um pouco nesta regra). No geral parece uma boa equipe e jogadores que gostem de jogar ofensivamente se arriscando podem se dar bem com ela, mas recomendamos que façam todos os passos citados até agora para que vocês mesmos possam armar uma equipe própria, com o seu estilo de jogo.

O próximo passo é escolhermos os golpes do time, e lembrando que estamos na regra monotype, nosso objetivo deve ser causar dano no maior número de tipos possível.  O Stab é a segunda opção quando não tivermos bons golpes para serem usados, e numa situação defensiva, aguentar até que apareça uma situação favorável.

Até lá!

Anúncios
Esse post foi publicado em Guias LOP e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s