Guia LOP – #002 – Monotype – Começando a estratégia

Olá!

Semana passada começamos a falar dos Guias LOP e o ínicio da montagem de uma equipe na regra Monotype, agora vamos continuar as lições da última coluna, vamos lá! Estamos tentando detalhar bastante o Guia, para que seja entendido o raciocínio na  montagem da equipe!

#Começando a estratégia.

Os Monos mais populares são os Monos Water e Steel, motivo? Simples. São os Monos mais versáteis, pois com eles se consegue vencer uma partida mesmo estando em desvantagem.

Não quer dizer que não possamos montar um Monotype forte do tipo Rock, Bug, Fly, Psychic, Fighting e outros. Por exemplo, na LOP Monotype de agosto de 2011, que você encontra o time analisado aqui, o time vencedor foi um Mono Flying que ganhou a rodada single.

Ou seja, montar uma equipe forte não é impossível, mas requer trabalho e muitos testes, agora vamos para a parte mais difícil.

Celebi, o lendário Grass/ Psychic

# Team Building

Primeiro, vamos ter que escolher um Mono a ser usado.

Vamos montar um Mono Psychic, ok?

Uma boa vantagem que temos é que estarmos que ao montarmos um Mono Psychic temos uma facilidade para jogar ofensivamente, pois estes Pokémon conseguem aprender muitos golpes de tipos diferentes, o que pode ser vital nesta regra, já que a ordem aqui é causar fortes danos ao maior número de tipos possível.

Analisando os Pokémon usáveis deste tipo, vamos a lista com base na visão do autor da coluna! O time é pra Single Battle, então, é bom levarmos isso em consideração.

Vamos agrupar os Pokémon por geração para facilitar a análise.

1ª Geração

RBY/ FR/LG

2ª Geração

GSC /HG/SS

3ª Geração

R/S/E

 Geração

D/P/Pt 

 Geração

B/W 

Alakazam Xatu Gardevoir Bronzong Victini
Slowbro Espeon Medicham Gallade Musharna
Hypno Slowking Claydol Uxie Sigilyph
Exeggutor Wobbuffet Metagross Mesprit Reuniclus
Starmie Celebi Latios Azelf Beheeyem
Mr Mime Latias Cresselia
Mew Jirachi
Deoxys – Def


Muitas opções não é?

  • Ofensivas:

Alakazam, Starmie e Mew na primeira geração. Temos também o Exeggutor mas aí teríamos que ter Sunny Day pra aproveitar a ability o que poderia atrapalhar o time um pouco por isso não acho uma boa opção para Monotype.

Na segunda geração Espeon é uma boa, ainda mais com a ability de Dream World. Celebi também pode ser usado ofensivamente.

Já na terceira temos Gardevoir, Medicham, Metagross, Latios, Latias e Jirachi e notaram a diversidade? Temos Fightings, Dragons e Pokémon Metal nesse grupo, o que oferece boas opções ofensivas ao time.

Na quarta geração o Azelf é a melhor opção, e finalmente  na quinta Victini com seu tipo fogo chama também a atenção e no caso de times de trick Room, Reuniclus e Beheeyem e Musharna com seus altos Sp Attk.

Mew também é uma boa opção!

  • Defensivas:

Hypno faz um trabalho útil, mas temos opções melhores em outras gerações, Xatu é uma boa também, já Celebi e Wobbie são ótimas opções dependendo da estratégia.

Na terceira os melhores pra isso são o Claydol, que faz muito (Rapid Spin, Stealth Rock, Reflect, Light Screen, imune a Ground e por aí vai) e podemos colocar o Metagross também caso seja um set defensivo.

Na quarta o Bronzong é unanimidade em relação a utilidade. Uxie faz bem o serviço, mas pelo Bronzong ser também Metal garante alguma vantagem ao ser usado para receber golpes (dano neutro de golpes Bug) e Cresselia resiste bem mas é bem limitada.

Com a quinta, temos apenas o Sigilyph mesmo, que é muito fácil de ser usado e faz bem esse papel defensivo.

  • Baton – Passers

Espeon, Mr Mime, Mew e Celebi sem dúvidas são os que melhor podem fazer isso. Bons golpes para subir stats e passar para outros membros do time. Problema quando você aumenta suas defesas seria a alta freqüência de Critical Hits que acontecem nas versões Black / White, mas isso é um risco a ser assumido no caso de uma decisão favorável a utilizar essa estratégia. Caso queira aumentar Attk, Speed e Sp Attk os Critical Hits são sempre muito bem vindos, não é?

Baton Chain para Monotype pode ser uma estratégia forte.

Mas apenas para esclarecer não vamos usar nenhum pokémon como Baton Passer mas mencionamos, no caso de alguém querer usar.

Vamos fazer uma pequena pausa aqui! Vocês podiam ir se exercitando fazendo análises de quais pokémon são úteis em outros Monos consultando algumas Pokédex em alguns sites Pokémon como a da Serebii.net.

Semana que vem traremos mais uma parte deste guia!  Não percam!


Anúncios
Esse post foi publicado em Guias LOP e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Guia LOP – #002 – Monotype – Começando a estratégia

  1. Pingback: Guia LOP – #002 – Monotype – Começando a estratégia « LOP – Liga Oficial Pokémon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s