Análise de times – #033 – Vencedor Rotation 16 de Abril – Babyson – Multitype

Olá pessoal!

Depois de algum tempo de inatividade, finalmente estamos voltando ao normal. Hoje teremos a análise de times mais uma vez, mas hoje vamos publicar uma em Rotation Battle.

Essa equipe foi vencedora da LOP-RJ do mês de Abril de 2012, utilizada pelo jogador Babyson, como podemos ver nos resultados postados.

Abaixo, iremos ver a análise nas palavras do nosso amigo Bruno DK!

  • Overview

Como o metagame em questão é bastante incomum (mais por ser Rotation do que Multitype), a análise também será bastante incomum. A começar pela introdução do time.

Rotation é um modo de luta onde os jogadores utilizam três pokémon ao mesmo tempo. Porém, apenas um executa o golpe, enquanto os outros dois continuam na arena, mas não executam nenhuma ação. Por isso o nome Rotation, a arena “roda” para que os pokémon possam usar seus golpes. Sendo assim, o time em si.
Por ser Rotation, a regra Multitype acaba caindo como uma luva no momento em que você vai construir o time. Isso porque você automaticamente se força a utilizar pokémon que possam “se defender” em campo, que é uma das tendências de Rotation. O único “problema” dessa combinação de regras é o fato de que times voltados para o clima não são tão efetivos assim (com raríssimas exceções). Esse lema de defender os seus companheiros é bem visível quando a gente olha para os integrantes do time. Monstrinhos que atacam os mais variados tipos, defendem os mais variados tipos, se ajudam no que diz respeito ao setup e conseguem salvar os integrantes de seus respectivos counters. Então, vamos ao time detalhadamente:
Rotom-W @ Lum Berry
Trait: Levitate
EVs: 16 HP / 8 Def / 252 SAtk / 8 SDef / 224 Spd
Modest Nature (+SAtk, -Atk)
– Hydro Pump
– Thunder Wave
– Will-O-Wisp
– Thunderbolt

Reuniclus (F) @ Leftovers
Trait: Magic Guard
EVs: 160 HP / 176 Def / 76 SAtk / 92 SDef / 4 Spd
Bold Nature (+Def, -Atk)
– Psyshock
– Calm Mind
– Focus Blast
– Recover

Scizor (F) @ Steel Gem
Trait: Technician
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– Bug Bite
– Swords Dance
– Bullet Punch
– Pursuit

Aqui a parte mais diferente do RMT. Ao invés de falar de um pokémon por vez, falarei dos três primeiros juntos, porque é assim que se joga Rotation. Por ser MUITO versátil e se garantir contra quase tudo o que possa aparecer, Rotom-W é a escolha óbvia para começar o jogo. Scizor e Reuniclus são os setuppers que se aproveitam dos buracos que Rotom-W abre nas defesas inimigas. Os movesets são bem comuns e a Steel Gem é bem comum em Scizor para conseguir dar OHKO com Bullet Punch em Terrakion;

Tauros (M) @ Life Orb
Trait: Sheer Force
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– Zen Headbutt
– Rock Slide
– Earthquake

-Body Slam

Agora, o tradicional, um por um. Tauros está aqui mais por gosto pessoal mesmo, mas ainda assim é uma boa analisar. Sheer Force dá um bom boost nos golpes dele, que tem uma speed bastante boa para um atacante (350 Jolly). Rock Slide foi escolhido apenas por ter mais Accuracy que Stone Edge (visto que Stone Edge é mais forte e nenhum dos dois possuirá efeito secundário). Zen Headbutt para surpreender qualquer Fighting que possa aparecer na frente (e principalmente dar OHKO em Gengar, que não é acertado pelos outros três golpes). Earthquake sempre foi companheiro de Tauros contra Pokémon do tipo Rock e Steel. Body Slam pelo STAB óbvio e pelo ataque bem violento;

Machamp (M) @ Lum Berry
Trait: No Guard
EVs: 124 HP / 252 Atk / 76 Def / 56 SDef
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– DynamicPunch
– Stone Edge
– Earthquake
– Bullet Punch

Um dos pokémon mais ameaçadores de Single também dá as caras em Rotation, e com ameaça triplicada. Por ser Multitype, a chance de confundir com DynamicPunch é quase certa. Stone Edge está aqui para dar cabo de Dragonite e Gliscor, que sempre atrapalham os planos de Machamp. Quake sempre presente em movesets do Machamp e Bullet Punch como priority em situação que o exija. Sugiro um bom Substitute, principalmente no lugar de Earthquake, uma vez que DynamicPunch tem quase o mesmo grau de efetividade de tipos que o golpe do tipo Ground (e também te dá a dianteira em alguma situação que não te deixe tão confortável assim).

Darmanitan (M) @ Choice Scarf
Trait: Sheer Force
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– Flare Blitz
– Earthquake
– Rock Slide
– U-turn 

Por último, Darmanitan com seu tradicional set Choice Scarf, que sempre arranca um dano considerável de algum pokémon. E tendo como regra o Multitype, sempre vai se aproveitar de algo para bater forte. Normalmente é usado quando as resistências à golpes do tipo Fire já foram neutralizadas. Ai Flare Blitz dá cabo de tudo o que aparecer pela frente.

  • Counters do Time: 
É bastante complicado achar um “counter” para o time, uma vez que os espaços são bem cobertos. Mas, nem tudo são flores. Mesmo em uma situação bastante “incomum”, um trio formado por Celebi, Kingdra e Volcarona incomoda bastante não só o trio inicial deste time, como também tem uma chance bem real de varrer o resto do sexteto. O “incomum” entre aspas porque a combinação é bastante boa e muito viável não só em Rotation Multitype como também em Rotation comum.
Até a próxima semana galera!
About these ads
Esse post foi publicado em Análises e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Análise de times – #033 – Vencedor Rotation 16 de Abril – Babyson – Multitype

  1. june disse:

    um tauros com a abilidade sheer force e com o golpe body slam é ilegal … :\

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s